Olá amigos do The Club, este artigo se
direciona aos associados que desejam preparar o ambiente de trabalho do Android
4.4 utilizando o pacote “ADT Bundle for Windows” contendo a última versão do
Eclipse, junto com seu kit de ferramentas SDK e o JDK com as ferramentas
necessárias para desenvolvimento de aplicações utilizando o Java. É importante
ressaltar que possuímos um artigo do mês 11 de 2011 com o título “Primeiros
passos com o Android”. Na época este artigo fez uma abordagem ampla destas
ferramentas citadas anteriormente. Como a tecnologia está sempre criando novas
versões e ferramentas a nossa equipe achou necessário criar um artigo
específico para quem deseja usar os últimos recursos para programação Android.
Surgiram também inúmeras dúvidas de nossos associados a respeito da instalação
e configuração destas novas ferramentas, tais como: onde encontrá-la? Qual
versão devo usar? Como instalá-la? Resumindo, este artigo irá se basear no
nosso antigo artigo com todas as atualizações necessárias para um bom
funcionamento. Ao decorrer do artigo gostaria de abordar algumas das principais
características do Android 4.4 seguido da instalação e configuração dos
softwares necessários para o bom funcionamento.
Principais características do Android 4.4
De acordo com minha pesquisa que
realizei na internet em fóruns, blogs e sites específicos, pude reunir alguns
dados importantes, como por exemplo:
1-) Menor uso de memória
- Processos do sistema consomem menos
“heap”;
- A memória do sistema foi agressivamente mais protegida contra aplicações que consomem grandes quantidades de memória;
- O “ActivityManager.isLowRamDevice()”permite que aplicações fiquem atentas ao serem executadas em dispositivos com pouca quantidade de memória, o que as permitem desativar algumas das funcionalidades que consomem grande quantidade de memória;
- A memória do sistema foi agressivamente mais protegida contra aplicações que consomem grandes quantidades de memória;
- O “ActivityManager.isLowRamDevice()”permite que aplicações fiquem atentas ao serem executadas em dispositivos com pouca quantidade de memória, o que as permitem desativar algumas das funcionalidades que consomem grande quantidade de memória;
2-) Modo de Imersão
- Permite executar as aplicações
usando a tela cheia, incluindo a área dos três botões (Back, Home e Menu)
através dos uso das flags “View.SYTEM_UI_FLAG_IMMERSIVE”
e “View.SYTEM_UI_FLAG_IMMERSIVE_STICKY”.
3-) Implementação de novos frameworks, tais
como:
Fornecedor de SMS/MMS - padronização na API para todas as aplicações tratarem as
mensagens SMS/MMS.
Impressão: Fornece suporte embutido, API e caixa de
diálogo de impressão para encontrar, configurar e imprimir através do Wi-Fi, em
uma impressora local ou impressão em nuvem, e permite a impressão de diversos
tipos de documentos.
Armazenamento: Integra as
instalações de armazenamento local ou baseadas na nuvem do usuário, e oferece
uma maneira padronizada de acesso a documentos entre aplicativos e fornecedores
de armazenagem. O fornecedor de armazenagem pode incluir um provedor de
documentos em sua própria aplicação Android, sendo automaticamente integrado no
framework quando a aplicação for instalada no dispositivo, disponibilizando o
serviço para todas as aplicações.
Transições: Os desenvolvedores podem usar este novo framework
para animar as transições entre várias cenas das suas interfaces de usuário,
escolhendo a transição de um conjunto pré-definido de transições, ou criando as
suas próprias animações.
Java SE
7u45 - JDK
Destacamos as
alterações que impactam usuários finais para cada release do Java. De acordo
com o site oficial http://www.java.com/pt_BR/download/faq/release_changes.xml, este último foi datado no mês de
Outubro de 2013.
Abaixo
algumas delas:
- Restaurar Prompts de Segurança: foi implementado um novo botão disponível no
Painel de Controle do Java para remover decisões confiáveis lembradas
anteriormente.
- Proteções
contra Redistribuição Não Autorizada das Aplicações Java: A partir da versão 7u45, os desenvolvedores
de aplicações podem especificar novos atributos de arquivo de Manifesto JAR
que:
·
identifiquem os locais dos quais o código JavaScript pode
chamar métodos na
aplicação (atributo Caller-Allowable-Codebase do Manifesto)
Um tópico importante que devemos lembrar é que
a data de expiração para esta última versão é no mês de Fevereiro de 2014,
sendo que após esta data o Java irá fornecer advertências e lembretes adicionais
para atualizar para a versão mais recente.
Segue
a seguir o link para realizar o download deste kit, Ver Figura 01.
![]() |
Figura 01: Download do JDK. |
Clique no
item “Java Platform (JDK) 7u45” e na próxima tela clique em “Accept License
Agreement” para aceitar os termos de licença e escolha a opção “Windows x86” – “jdk-7u45-windows-i586.exe” para sistemas 32 bits e “Windows
x64” – “jdk-7u45-windows-x64.exe” para
os de 64 bits. No meu caso utilizarei o de 32 bits. Ver Imagem 02.
![]() |
Figura 02: Escolhendo a Opção de Download. |
A instalação do JDK não possui segredos, basta executar
o instalador e ir executando o clássico Next, Next, Next e Install. Por padrão
o JDK será instalado no diretório “C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_45”.
Ver Imagem
03.
![]() |
Figura 03: Instalando o Java. |
ADT
Bundle for Windows (Android SDK e Eclipse)
Diferente do
artigo anterior, o Android SDK fornece as bibliotecas da API e ferramentas de
desenvolvimento necessárias para construir, testar e depurar aplicativos para o
Android. Tudo já vem pré-configurado, uma novidade que facilita e muito a vida
de nós programadores. Ele inclui os componentes essenciais do Android SDK e uma
versão do Eclipse IDE com built-in ADT (Android Developer Tools) para agilizar
o desenvolvimento de aplicativos Android.
Ou seja, com
um único download, o pacote ADT inclui tudo que você precisa para começar a
desenvolver aplicativos, sendo:
- Última
versão do Eclipse + ADT Plugin;
- Android SDK Tools;
- Android Platform-tools;
- A mais
recente plataforma Android (Versão 4.4);
- A imagem do
sistema mais recente do Android para o emulador.
Para baixá-lo utilize o
link (Ver Imagem 04)
Figura 04: Download do ADT Bundle for Windows.
Clique no botão “Download the SDK”. Na próxima tela terá a opção para escolher 32
ou 64 bits. No meu caso escolhi a primeira. O arquivo terá um tamanho de
aproximadamente “500 Mb” no formato “.rar”. Ao descompactar o arquivo possuirá
uma pasta com as seguintes sub-pastas:
Figura 05: Sub-pastas do
pacote de instalação.
Eclipse: A pasta onde está localizada a última versão
do Eclipse.
Sdk: Todas as ferramentas necessárias para desenvolvimento utilizando o Android.
SDK Manager.exe: Aplicativo para instalação automática de pacotes de outras versões do Android.(Por padrão estamos utilizando a versão 4.4)
Sdk: Todas as ferramentas necessárias para desenvolvimento utilizando o Android.
SDK Manager.exe: Aplicativo para instalação automática de pacotes de outras versões do Android.(Por padrão estamos utilizando a versão 4.4)
Depois de
muitos testes, chegamos à conclusão que a forma mais rápida e fácil para
configurar o JDK para que trabalhe corretamente em conjunto com estas
ferramentas seria copiando o diretório:
C:\Program
Files\Java\jdk1.7.0_45\jre
Para dentro da
pasta do eclipse:
C:\adt-bundle-windows-x86-20131030\eclipse
Na primeira
execução da ferramenta Eclipse devemos receber uma tela idêntica ao da Imagem 06.
Figura 06: Definindo o “WorkSpace”.
Devemos definir o local padrão para armazenar os
aplicativos desenvolvidos. Escolha a opção “Use
this as the default and do not ask again” para que esta janela não apareça
novamente ao iniciar.
Criando
o Dispositivo Virtual
É importante relembrar
que para criar e testar aplicações Android não é preciso ter em mãos um
aparelho com o Android. Depois de termos efetuado as configurações iniciais o
passo seguinte é configurar o dispositivo Virtual. Um AVD (Android Virtual
Device) é um conjunto de configurações usadas pelo Android Emulator. Ao criar
um AVD nós podemos definir características de hardware e software que estão
presentes no emulador. Para isto clique no ícone “Android Virtual Device
manager”, conforme ilustra a Imagem 07.
Figura 07: Criando
um AVD.
Na próxima
tela, na primeira aba são listados todos os dispositivos virtuais existentes.
Podemos conferir configurações como o nome, a plataforma, a API e o tipo de
processador. Na aba “Device Definitions” temos a possibilidade de criar definições
específicas de dispositivos, respeitando o tamanho da tela em polegadas, o tipo
de resolução, presença ou não de sensores de proximidade, GPS, se possui ou não
câmeras frontais ou traseiras, tipo de teclado, quantidade de Memória RAM entre
outras configurações.
Para este
artigo iremos utilizar dispositivos que já estão pré-configurados, para isto
volte para a primeira aba e na região direita localize o botão “New” para
configuração de um novo AVD. Ver Imagem 08.
Figura 08:
Dispositivos Virtuais.
As
configurações deverão seguir de acordo com a Tabela 01 a seguir.
Propriedade
|
Valor
|
Descrição
|
AVD Name
|
Android4.4
|
Nome do
dispositivo
|
Device
|
4.0’’ WVGA (480 x 800: hdpi)
|
Tipo do
Dispositivo
|
Target
|
Android
4.4 – API Level 19
|
Tipo de
arquitetura
|
CPU/ABI
|
ARM
(armeabi-v7a)
|
Processador
|
Keyboard
|
Hardware
keyboard present
|
Presença de
teclado
|
Skin
|
Display a skin with hardware
controls
|
Estilo compatível
com o Hardware
|
Front Câmera
|
None
|
Câmera frontal
|
Back Camera
|
Nome
|
Câmera Traseira
|
Memory Options
|
Ram: 512, VM Heap: 32
|
Quantidade de Memória RAM
|
Internal Storage
|
200 Mb
|
Armazenamento Interno
|
SD Card
|
Valor vazio
|
Presença de Cartão
de Memória
|
Tabela 01:
Valores da Máquina Virtual.
Ver Imagem
09 para maiores detalhes. Para concluir clique no botão “OK”.
Figura 09: Configurações de nossa Máquina Virtual.
Para
iniciar clique no botão “Start” e na próxima tela deixaremos as opções de
arranque como padrão. Normalmente quando emulamos uma máquina virtual o
processo por padrão é um pouco lento, demandando muito do processador e do uso
da memória RAM. É altamente recomendável possuir um Computador com uma
configuração alta quando se trata de desenvolvimento para Android. Podemos
conferir na Imagem 10 nossa máquina virtual funcionando.
Figura 10:
Android 4.4.
Criando
um Exemplo Prático
Clique no menu “File/New/Android Application
Project” e teremos uma tela inicial com as seguintes configurações. Ver Tabela
02 e Imagem 11.
Propriedade
|
Valor
|
Descrição
|
Application Name
|
ExemploAndroid4
|
Nome da Aplicação
|
Project name
|
ExemploAndroid4
|
Nome do Projeto
|
Package Name
|
com.example.exemploandroid4
|
Nome do Pacote
|
Minimum Required
SDK
|
API
19: Android 4.4 (KitKat)
|
Mínimo requerido
|
Target SDK
|
API
19: Android 4.4 (KitKat)
|
Alvo
|
Compile With
|
API
19: Android 4.4 (KitKat)
|
Compilar com
|
Theme
|
Holo Light with Dark Action
Bar
|
Tema padrão
|
Tabela 02: Configurações Iniciais.
Figura 11:
Configurações Iniciais no Projeto de Exemplo.
Na próxima
tela iremos manter as configurações padrões, com as propriedades abaixo
checadas, sendo:
“Create
Custom Lancher icon” para criar um ícone de inicialização customizado, “Create
Activity” para criar a Atividade com os métodos padrões e a definição do local
onde será armazenado o aplicativo. Clique em “Next” para as próximas
configurações. Na próxima tela temos também a possibilidade de alterar os
estilo de tela padrão, como cor de fundo, tipo de escala entre outros tipos de lay-outs.
Fiquem a vontade para configurar do jeito que acharem melhor. Para finalizar
esta etapa definimos algumas outras configurações de acordo com a tabela 03.
(Ver Imagem 12)
Propriedade
|
Valor
|
Descrição
|
Activity Name
|
MainActivity
|
Nome da Atividade
|
Layout Name
|
Activity_main
|
Nome do Layout
|
Navigation Type
|
None
|
Tipo de navegação
|
Tabela 03:Configurações
Finais.
Figura 12:
Configurações Finais.
Teremos o
projeto localizado na região esquerda em “Package Explorer” com o título de
“ExemploAndroid4”. Como é de costume, a Atividade Principal está situada no
caminho “ExemploAndroid4/src/com.example.exemploandroid4/MainActivity.java”. Dê
um duplo clique nesta classe e por padrão teremos o código conforme a listagem
01,
package
com.example.exemploandroid4;
import android.os.Bundle;
import android.app.Activity;
import android.view.Menu;
public class MainActivity extends Activity
{
@Override
protected void onCreate(Bundle
savedInstanceState)
{
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
}
@Override
public boolean onCreateOptionsMenu(Menu
menu)
{
// Inflate the menu; this
adds items to the action bar if it is present.
getMenuInflater().inflate(R.menu.main, menu);
return true;
}
}
Listagem 01:
Código da Atividade.
Podemos observar
que foi implementado automaticamente dois métodos, o primeiro estamos
acostumados, o “OnCreate()” já o segundo, o “OnCreateOptionsMenu” é um método
sobrescrito que já vem pronto para ser
implementado, sendo responsável por Inflar o menu, o que adiciona itens para a
barra de ação se ela estiver presente. Abrindo o arquivo de Lay-out situado na
árvore “ExemploAndroid4/res/layout/activity_main.xml” poderemos observar
diversas novidades na paleta de componentes, específicos da plataforma da
versão 4 em diante. Ver Figura 13.
Podemos
conferir nesta versão um estilo muito mais elegante e organizado em minha
opinião. Por exemplo, o padrão do Layout principal de nossa tela vem
configurado como “relativeLayout” (Possibilita uma melhor flexibilidade e
movimentação dos componentes na tela).
Outra
facilidade que percebi (isto pelo fato do eclipse estar em uma versão bem
atualizada) é que na região direita inferior temos as “Properties”
(Propriedades) dos componentes, facilitando no desenvolvimento. Continuando o
exemplo, iremos colocar alguns componentes na tela, Ver Tabela 04.
Palheta
|
Componente
|
Forms
Widgets
|
Textview
|
Text Fields
|
Autocomplete
|
Time &
Date
|
Digital
Clock
|
Other
|
TextClock
|
Tabela 04:
Componentes.
Abaixo o código XML correspondente:
<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:paddingBottom="@dimen/activity_vertical_margin"
android:paddingLeft="@dimen/activity_horizontal_margin"
android:paddingRight="@dimen/activity_horizontal_margin"
android:paddingTop="@dimen/activity_vertical_margin"
tools:context=".MainActivity"
>
<TextView
android:id="@+id/textView1"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="@string/hello_world"
/>
<AutoCompleteTextView
android:id="@+id/autoCompleteTextView1"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_alignParentLeft="true"
android:layout_below="@+id/textView1"
android:layout_marginTop="16dp"
android:ems="10"
android:text="AutoCompleteTextView"
>
<requestFocus />
</AutoCompleteTextView>
<requestFocus
android:layout_alignRight="@+id/autoCompleteTextView1"
android:layout_below="@+id/autoCompleteTextView1"
android:layout_marginRight="36dp"
android:layout_marginTop="16dp"
/>
<DigitalClock
android:id="@+id/digitalClock1"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_alignLeft="@+id/autoCompleteTextView1"
android:layout_below="@+id/autoCompleteTextView1"
android:layout_marginTop="31dp"
android:text="DigitalClock"
/>
<TextClock
android:id="@+id/textClock1"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_alignLeft="@+id/digitalClock1"
android:layout_below="@+id/digitalClock1"
android:layout_marginTop="28dp"
android:text="TextClock"
/>
</RelativeLayout>
Agora sim
podemos compilar e executar o exemplo pelo item menu “Run/Run” ou pela tecla de
atalho. O resultado será idêntico ao da Imagem 14.
Figura 14:
Exemplo em “Run-Time”.
Como instalar
outras versões do Android?
Dentro do pacote de instalação
“ADT Bundle for Windows” temos um aplicativo
para instalação automática de pacotes de outras versões do Android, chamado “SDK
Manager”, como foi dito no início do artigo. Vamos supor que o desenvolvedor
precise desenvolver um aplicativo para celulares ou tablets mais antigos com a
versão 2.2? Fazendo o uso deste aplicativo podemos resolver facilmente este
problema. Para isto, dê um duplo clique para carregar uma tela idêntica ao da
Figura 15.
Figura 15:
SDK Manager.
Podemos
observar que temos todas as versões do Android disponíveis para download e
instalação. Para ficar mais claro, cada nível da API identifica a revisão da
estrutura de uma versão da plataforma Android, no caso da Versão 2.2 estamos
fazendo o uso da API 8. No site oficial podemos consultar todas as informações referentes
às versões já lançadas.
Ao checar o
item Android 2.2 (API 8), habilitará os sub-itens: “SDK Platform” (a Plataforma
em si), “Samples for SDK” (Exemplos
prontos desta plataforma) e “Google APIs” (Plataforma específica para trabalhar
com o Google). Basta clicar em “Install package...” e esperar alguns minutos
para concluir este processo.
Conclusões
Procurei neste artigo explicar todas
as etapas para preparar o ambiente de trabalho para a versão mais atualizada do
Android até esta presente data (Versão 4.4 KitKat). Trabalhamos com a versão
7.45 do Java SE e
configuramos o conjunto de ferramentas “ADT Bundle for Windows”, o que
facilitou e muito a vida de nós programadores. Aproveitei também para criar um
Dispositivo Virtual (AVD) totalmente compatível com o Android 4.4 seguido de um
exemplo de utilização. Outra dica importante que achei necessário salientar é a
instalação e configuração de outras versões da plataforma Android.
Espero que
tenham gostado deste artigo, e ressalto que estamos abertos a novas sugestões para
artigos futuros.
Um forte
abraço e até o mês que vem!
Referencias
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